PTT-RADIO
                                                  Rio de Janeiro, Brasil

     
by: PY1IB

InícioPágina de Entrada no Site
PTT-RADIO
ArtigosNovo Artigo Conhecendo as Baterias, arquivo em pdf com 27 páginas
BlogsAcesse a Área de Blogs DownloadFaça o Download de Programas e Questões de Provas EventosPróximos Encontros FotosFotos de Eventos & Galeria de Fotos GridSaiba o seu Grid Locator LabresPágina para Acesso a Todas as Labres do Brasil
----------------------------
Labre RJ - Av Treze de Maio, 13 20º andar sala 2013, Centro
Tel 2215-3027
LegislaçãoCódigos e Principais Leis, Normas e Resoluções Relativas ao Radioamadorismo LinksPrincipais Links Relacionados ao "Hobby" QSLÚltimos Cartões QSLs Recebidos pela Estação PY1IB QuantosQuantos Radioamadores Somos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro RepetidorasRelação das Repetidoras em Funcionamento no Estado do Rio de Janeiro SimuladoQuestões das Matérias da Prova de Acesso ao COER, Simulado Online WebmailTela de Acesso ao Webmail do PTT-RADIO/GMail AnatelAcesse o Site da ANATEL
---------------------------
Praça XV de Novembro, 20
9 e 10 andar - Centro
CEP 20010-010 Rio de Janeiro, RJ
Tel 21 2105-1850
Xavier 21 2105-1878
Novo tel para reclamações 1331
RenerAcesse o Site da RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores ContatoAs Colaborações são Bem-Vindas. Envie-nos um e-mail

 

ANATEL Aprova Proposta de Consulta Pública Sobre Faixas para Radioamadorismo


O Conselho Diretor da Anatel aprovou por unanimidade em reunião realizada na última quinta-feira proposta de consulta pública sobre atribuição e destinação de faixas de radiofrequências ao Serviço de Radioamador e alterações no Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofrequências pelo Serviço de Radioamador, a Resolução nº 452, de 11 de dezembro de 2006.
A LABRE tem estimulado há muitos anos a atualização. Nesse período várias mudanças ocorreram nas atribuições de novas frequências no âmbito da UIT e nas divisões por subfaixas através dos Planos de Bandas da IARU. Com a norma desatualizada os radioamadores brasileiros estão privados de operações já consolidadas no exterior, sejam em novas faixas ou mesmo em algumas das frequências existentes.
O conselheiro e relator Igor Vilas Boas de Freitas reconheceu a atuação da entidade e a necessidade de revisão da norma: “A LABRE, entidade que reúne reconhecidos especialistas no tema e que vem apoiando a Anatel há vários anos em debates realizados em fóruns nacionais e internacionais, por meio dos documentos que desencadearam a proposta de revisão regulamentar em tela, solicitou que a Anatel atualizasse o Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências no Brasil – PDFF”.
Entre as reivindicações dos radioamadores estão as faixas de 2200m, 630m, 60m, além de expansões dos 30m, 80m e 160m conforme as Regulamentações de Rádio da UIT.
O relator também ponderou que “a proposta conduzida não se ateve apenas às alterações técnicas referentes à atualização das faixas de radiofrequências. Buscou também racionalizar o texto normativo a ser editado, de forma que venha a dispor apenas o necessário para a adequada regulamentação do uso das faixas de radiofrequências pelo Serviço de Radioamador”.
O relator considerou que as especificações das subfaixas por modos e aplicações ocorram através de ato normativo pela Superintendência de Outorgas e Recursos à Prestação, por se tratar de matéria técnica específica. Assim futuras atualizações serão mais céleres, contemplando avanços tecnológicos e reorganização do próprio setor.
Segundo o conselheiro: "Após aprovação da correspondente Resolução, a SOR providenciará a emissão de ato consolidando orientações decorrentes das recomendações da IARU, instrumento que será atualizado sempre que houver alteração de padrões internacionalmente aceitos pela comunidade de radioamadores sem a necessidade de iniciar, a cada oportunidade, novo processo administrativo de revisão regulamentar".
O inteiro teor da proposta de resolução depende agora da assinatura do presidente da Anatel para que seja então aberta para consulta pública de todos radioamadores. A Anatel avaliará as contribuições e apenas após nova análise do Conselho Diretor a resolução atualizada será finalmente publicada.
Seja você também um associado LABRE.
Informações em http://www.labre.org.br
LABRE/GDE, 3 de junho de 2017.
Foto: Reunião do Conselho Diretor da Anatel.




Consulta Indicativo
Anatel
QRZ
HamCall
 
 

©  PY1IB  Rio de Janeiro - 2017