PTT-RADIO
                                                  Rio de Janeiro, Brasil

     
by: PY1IB

InícioPágina de Entrada no Site
PTT-RADIO
ArtigosNovo Artigo Conhecendo as Baterias, arquivo em pdf com 27 páginas
BlogsAcesse a Área de Blogs DownloadFaça o Download de Programas e Questões de Provas EventosPróximos Encontros FotosFotos de Eventos & Galeria de Fotos GridSaiba o seu Grid Locator LabresPágina para Acesso a Todas as Labres do Brasil
----------------------------
Labre RJ - Av Treze de Maio, 13 20º andar sala 2013, Centro
Tel 2215-3027
LegislaçãoCódigos e Principais Leis, Normas e Resoluções Relativas ao Radioamadorismo LinksPrincipais Links Relacionados ao "Hobby" QSLÚltimos Cartões QSLs Recebidos pela Estação PY1IB QuantosQuantos Radioamadores Somos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro RepetidorasRelação das Repetidoras em Funcionamento no Estado do Rio de Janeiro SimuladoQuestões das Matérias da Prova de Acesso ao COER, Simulado Online WebmailTela de Acesso ao Webmail do PTT-RADIO/GMail AnatelAcesse o Site da ANATEL
---------------------------
Praça XV de Novembro, 20
9 e 10 andar - Centro
CEP 20010-010 Rio de Janeiro, RJ
Tel 21 2105-1850
Xavier 21 2105-1878
Novo tel para reclamações 1331
RenerAcesse o Site da RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores ContatoAs Colaborações são Bem-Vindas. Envie-nos um e-mail


06/09/2008 - LABRE Nacional é Recebida pela ANATEL

Na última quarta-feira, dia 03 de setembro de 2008, a LABRE Nacional, representada pelos radioamadores Gustavo Franco PT2ADM - Presidente do Conselho Diretor, Antonio Severino da Silveira PT2ZN - Diretor Executivo, Ricardo Favilla PT2RY - Diretor Administrativo, e Orlando Perez Filho PT2OP - Diretor de Radioamadorismo, foi recebida na ANATEL pelo Dr. Pedro Jaime Ziller, membro do Conselho e ex-Presidente  daquela Agência.

A reunião aconteceu por solicitação da LABRE e foram tratados dois assuntos de extremo interesse do radioamadorismo brasileiro: exigência do CW nos exames de habilitação e a regulamentação do BPL sistema de acesso em banda larga.

  • Em relação ao primeiro tema, a LABRE foi alertada de que os procedimentos para ingresso e promoção no serviço de radioamador seriam alterados para corrigir uma falha em sua elaboração.

    Ocorre que a Resolução nª 449, de 17/11/2006, que regulamenta o Serviço de Radioamador, prevê, em seu artigo 33, a exigência de exame de CW tanto para classe “B” como para promoção para a classe “A”, fato não observado nos procedimentos, que estipulam prova de CW apenas para ingresso na classe “B” e isenta a promoção à classe “A” da matéria.

    Procurando evitar que o exame de CW volte a ser exigido nos exames de promoção à classe “A”, a LABRE solicitou que a ANATEL abra consulta pública objetivando a alteração da Norma no que se refere a exigência de CW  nos exames para radioamador, sendo avaliada a completa extinção da exigência (tendência mundial) ou, pelo menos, a liberação para a ingresso/promoção à classe “B” e manutenção do exame de CW na promoção à classe “A”.

     

  • Quanto à regulamentação do sistema de acesso em banda larga, conhecido como BPL ou PLC, a LABRE levou a preocupação dos radioamadores quanto às interferências que poderão ser causadas às radiocomunicações, notadamente em nossas faixas de 160, 80 e 40 metros.

    Nesse tópico o Sr. Conselheiro foi muito franco e disse que entende a posição da LABRE, mas deve-se levar em conta o interesse maior da Nação, já que a implantação do BPL deverá possibilitar a inclusão digital de toda uma população de brasileiros, hoje desassistidos quanto ao acesso à internet.

    O Dr. Pedro acredita que a nova geração BPL (a terceira) não tem os problemas demonstrados anteriormente e que as opções de acesso hoje existentes nos grandes centros farão com que a tecnologia seja utilizada apenas nas regiões mais remotas.

    Disse, ainda, que a LABRE e os radioamadores devem participar da consulta pública não apenas discordando de um ou vários aspectos, mas enviando colaborações com fundamentação, seja ela técnica, social ou outra, que ofereçam subsídios reais ao julgamento da causa.

    Considerando que para algumas de nossas faixas não há sequer previsão de proteção, o assunto é preocupante e a LABRE está preparando argumentação para fazer frente à consulta. Solicitamos a todos os colegas que nos enviem contribuições sobre os diversos itens e, também, não deixem de manifestarem-se pessoalmente, entrando no site da Anatel e participando da consulta pública.

     




Consulta Indicativo

Anatel
QRZ
HamCall

 
 

©  PY1IB  Rio de Janeiro - 2011